Fechar

Cadastre-se e receba novidades

Cadastre seu e-mail em nosso banco de dados
e receba as últimas novidades da AM em seu e-mail.


São José sedia o primeiro Jardim Botânico de Santa Catarina

16 de setembro

Com 160 mil m² de mata atlântica preservada, o primeiro Jardim Botânico de Santa Catarina está localizado no bairro Potecas. Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e integrante do Sistema Nacional de Jardins Botânicos (SNJB), o espaço é um importante instrumento de estudo e preservação de espécies nativas da flora brasileira. A iniciativa privada foi a responsável por sua construção, que junto com a área, foi doada ao Município.

O Jardim Botânico tem uma área central onde abriga: a sede administrativa, anfiteatro para eventos de educação ambiental, trilhas ecológicas, estufa com vegetação nativa e um herbário, uma coleção científica composta por amostra de plantas secas, semelhante a um museu de espécies. Agora, São José está entre as 25 cidades brasileiras que podem utilizar este equipamento oficial para pesquisar, recuperar e proteger o patrimônio florestal.

No Brasil, o primeiro jardim botânico foi criado foi implantado em Recife, no período da dominação holandesa (1630 -1654) e reunia espécimes da flora coletadas durante as expedições ao sertão nordestino. Em 1808, Dom João VI implanta o jardim de aclimatação do Rio de Janeiro, que vem a ser o atual Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, referência internacional.

Endereço

O Jardim Botânico Municipal de São José (JBMSJ) fica na Rua Acelino Pereira, Quadra 22 – Potecas. 

Infos: Prefeitura Municipal de São José 


Outras notícias